Tecnologia

Misque

Tecnologias + Inteligentes

Tecnologias Próprias

Ao longo dos anos, a MISQUE vem desenvolvendo tecnologias próprias e incorporando novas tecnologias desenvolvidas por empresas parceiras, o que permite ter sempre a melhor solução do ponto de vista técnico-comercial, para qualquer desafio no tratamento e reuso de águas e esgotos.

Dispomos das seguintes tecnologias:

DAF-C-MISQUE: A tecnologia do DAF-C consiste em um sistema combinado de oxidação química avançada e físico químico, podendo ser utilizada para tratamento e reuso de águas e esgotos. Nesta tecnologia podem ser removidos contaminantes de maneira combinada ou isolada, o que garante o tratamento de águas e esgotos de  maneira mais inteligente, com excelentes CAPEX e OPEX.

O DAF-C é um reator tubular preenchido com barras de metal e cerâmica. Um revestimento cerâmico especial é realizado nas barras de metal através de nanotecnologia. Esta nova tecnologia permite ao DAF-C promover as seguintes reações:

  • oxidação química da matéria orgânica pela ação energética do gás cloro e do gás oxigênio gerados no reator;
  • oxidação do nitrogênio amoniacal, via gás cloro;
  • remoção do nitrogênio orgânico, pelo processo de coagulação e flotação das proteínas e compostos orgânicos nitrogenados presentes nos esgotos;
  • sanitização dos esgotos pela remoção da matéria orgânica e pela oxidação proveniente dos gases dissolvidos pelo DAF-C;
  • quebra de emulsão por desestabilização de cargas elétricas;
  • aglutinação de insolúveis por coagulação pela ação eletropositiva e eletronegativa das placas cerâmicas;
  • adição de íons ferro, quando necessária a remoção de fósforo, arsênio, cromo hexavalente e outros contaminantes inorgânicos;
  • adição de íons alumínio, na necessidade de clarificação superior e, na remoção de sílica, dureza temporária ou permanente, entre outros contaminantes orgânicos e inorgânicos;
  • insolubilização da matéria orgânica pela reação da mesma com o hidrogênio;
  • polimerização dos radicais livres formados pelo processo parcial de oxidação química;
  • remoção de fósforo, por adsorção aos flocos gerados pelos polímeros das reações anteriores;
  • as fortes reações eletroquímicas que ocorrem no interior do DAF-C também promovem a coalescência de óleos e graxas suspensos nos esgotos;
  • sanitização e desinfecção dos esgotos;
  • remoção de contaminantes orgânicos e inorgânicos no tratamento de águas.

MMS-MISQUE: As Membranas Micro Seletivas MISQUE, foram desenvolvidas ao longo dos anos e se diferenciam das demais membranas e sistemas de filtração do mercado devido a:

  • retrolavagem automática, que ocorre de maneira concomitante com a operação;
  • ativação elétrica, de forma que as partículas sejam retidas por barreira física e por diferencial de cargas elétricas entre as membranas e as partículas, bactérias e vírus presentes nas águas e esgotos.

A ativação das membranas é realizada por nanotecnologia, que garante elevada duração das mesmas. AS MMS-MISQUE são produzidas no Brasil pela MISQUE.

INCZ-MISQUE: Ao longo dos anos, a MISQUE em conjunto com parceiros técnicos, desenvolveu e chegou no estado da arte da geração de micro bolhas e incorporação de ozônio. Este sistema promove eficiência superior a 96% de incorporação de ozônio. O ozônio, além de forte oxidante é um ótimo agente desinfetante e, pode ser utilizado na remoção de muitos contaminantes, na oxidação de metais pesados e tóxicos, tais como o arsênio, entre outros.

Ultrafiltração e Nanofiltração: A MISQUE industrializa e comercializa unidades de ultrafiltração e nanofiltração de elevada eficiência técnica e operacional, com membranas certificadas e de fornecedores de renome.

Através da parceria técnica com nossos fornecedores e de Pesquisa e Desenvolvimento internos, foi possível desenvolver automação mais inteligente, que eleva a vida útil das membranas, com pouquíssimas ações dependendo de operadores.

Osmose Reversa de Baixo Rejeito e Elevada Taxa de Recuperação: Com parceiros estratégicos, a MISQUE industrializa e comercializa unidades de osmose reversa com baixo rejeito. Este processo, também com baixo custo operacional, utiliza inteligência artificial e novo conceito de projeto, permitindo chegar de 92 a 98%  de recuperação, com baixo CAPEX e OPEX.

MBR, MBBR e MABR: A MISQUE dispõe através de parcerias técnicas, unidades de tratamento e reuso de esgotos. Estas unidades podem ser industrializadas pela MISQUE sob encomenda.

Tecnologias + Inteligentes

As unidades MISQUE são equipadas com sistema de automação controlado via PLC,

Interface Gráfica

Interface Gráfica

possibilitando monitoramento contínuo das variáveis de controle do processo e dos componentes elétricos (disjuntores, inversores, etc) garantindo segurança inteligente das máquinas (bombas, válvulas, etc) e pessoas, assim como eficiência energética (mantendo a unidade em modo stand-by assim que os reservatórios estiverem completamente cheios ou quando não houver necessidade de mantê-los operando).

O painel também é equipado com uma interface gráfica (IHM) capaz de exibir um panorama geral de todos os equipamentos ligados ao processo, possibilitando ao operador, visualizar o status da unidade, falhas, manutenções, etc.

PLC Detalhe

PLC Detalhe

As unidades também são capazes de armazenar informações de falhas, manter históricos de alarmes, gráficos interativos das variáveis de controle do processo, ajuda rápida com acesso aos manuais e procedimentos diretamente na IHM, avisos por mensagem tipo pop-up, solução IoT/M2M capaz de realizar acessos e monitoramento remoto, facilitando as atividades de assistências.

Compartilhar