FAQ

Misque

Perguntas Frequentes

Existem algumas perguntas que são frequentemente feitas para nossa assistência técnica. 

Com objetivo de elucidá-las para o maior número possível de pessoas, decidimos desenvolver nossa página de FAQ (Frequently Asked Questions).

Caso sua dúvida não esteja respondida abaixo, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco!

Boa leitura!

A escolha do reuso vai depender sempre da relação oferta x demanda. Estabelecida a demanda de reuso necessária, parte-se para buscar as ofertas de esgoto, quer cinza ou negro.

Esgoto cinza é aquele proveniente de lavatórios, pias, chuveiros e, apresenta uma baixa concentração de carga orgânica e uma alta concentração de produtos dificilmente biodegradáveis, o que inviabiliza tecnicamente seu tratamento e reuso por processos biológicos.

Esgoto negro é aquele proveniente de vasos sanitários, mictórios e, apresenta uma alta concentração de carga orgânica e microbiológica.

Os esgotos cinza e negro podem ser encaminhados misturados para tratamento, denominando-os de esgotos domésticos, onde pode também estar presente o esgoto oriundo das cozinhas, esgoto gorduroso.

 
Processos biológicos demandam uma relação DQO/DBO entorno de 2, tipicamente encontrada em esgoto negro. Em esgoto cinza esta relação é elevadíssima, em virtude da baixa carga de orgânicos e alta carga de químicos (proveniente de sabonetes, detergentes, desinfetantes, sanitizantes presentes nos esgotos cinzas), o que impede a formação de colônias necessárias para a degradação biológica.
Processos químicos por oxidação avançada (MISQUE) não dependem da relação DQO/DBO para funcionar, então são efetivos para o tratamento separado ou conjunto de esgotos cinza e negro. 

Todo e qualquer sistema biológico, aeróbio ou anaeróbio, demanda ambiente aberto. Tornam o ambiente insalubre em qualquer ambiente fechado (confinado como em um subsolo).

Outrossim, tanto nos sistemas biológicos aeróbios quanto nos anaeróbios, pode haver produção de gases como metano e sulfídrico, gerados como subprodutos nestes processos, que agravam a situação do ambiente fechado, tornando-o perigoso.

Para a implantação de todo e qualquer sistema de tratamento em local indoor (fechado/ confinado), deverão ser dimensionados e instalados sistemas de exaustão e tratamento de gases, sistemas estes onerosos tanto para a implantação quanto para a operação/ manutenção.

Para sistemas químicos por oxidação avançada (sistema MISQUE) não há geração de gases, sendo considerados portanto sistemas indoor.

 

Todo e qualquer sistema biológico, aeróbio ou anaeróbio, produz lodo como produto de seu tratamento. Este lodo produzido deverá ser minimamente encaminhado a recipientes adequados (tanque, adensador, fossa, por exemplo, dependendo da legislação local) para desague ou não, seguido de destinação correta.

A complexidade desta operação se dará pelo destino final escolhido e via de regra liberará em todo entorno um mal cheiro muito forte, pois o lodo biológico continua em decomposição (salvo se sofrer uma estabilização química por meio da adição de produtos químicos, que oneraria ainda mais a complexidade do processo).

Para sistemas químicos por oxidação avançada (sistema MISQUE) não há geração de lodo. Há geração de um concentrado (água de purga) que atende aos padrões de lançamento em redes coletoras (estabelecidos no artigo 19A do Decreto SP 8468/76 que regulamenta a Lei SP 997/76).

Compartilhar